D@CL Santa Marta – Trans-caval acess for TAVI

D@CL-Santa-Marta-–-Trans-caval-acess-for-TAVI

Decorreu no passado dia 27 de Setembro, no Hospital de Santa Marta em Lisboa, a última edição do D@CL, desta vez no âmbito da cardiopatia estrutural, tendo sido efectuados os primeiros casos de acesso trans-cava para realização de TAVI em Portugal.

Contámos com a presença do Dr Adam Greenbaum (Hospital Henry Ford, Detroit, EUA), que tem sido um dos pioneiros no desenvolvimento desta técnica.
Foram tratados com sucesso e sem complicações 2 doentes com estenose aórtica grave sintomática, que não apresentavam acesso alternativo e que, desta forma, puderam beneficiar do tratamento com prótese aórtica percutânea.

Durante o dia, o Dr Greenbaum deu uma palestra sobre como efectuar o acesso trans-cava “step-by-step” e também apresentou casos desafiadores, complicações que ocorreram no passado e como foram resolvidas.

Estiveram presentes os principais operadores de TAVI nacionais, que ficaram muito entusiasmados com este acesso alternativo. Com efeito, os participantes puderam constatar que o acesso trans-cava é um procedimento muito mais tranquilo e seguro do que à partida se poderia pensar.

A APIC gostaria de agradecer a toda a equipa do departamento de Hemodinâmica do Hospital de Santa Marta (em particular ao Dr. Duarte Cacela, responsável pelo Departamento de Hemodinâmica, ao Prof. Lino Patrício, responsável pelo programa de TAVIs e ao Dr. Rui Cruz Ferreira, director do Serviço de Cardiologia) pela organização deste evento de grande interesse e pela simpatia com que fomos recebidos.