Utilização de suporte circulatório mecânico em angioplastia de alto risco

D@cl Coimbra 3 e1632145542898

A 25.ª edição do D@CL realizou-se no dia 14 de setembro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, polo do Hospital Geral/Covões, com o tema “Utilização de suporte circulatório mecânico em angioplastia de alto risco”.

O programa organizado pela equipa de Cardiologia de Intervenção do CHUC foi muito interessante e didático, incluindo palestras dedicadas à seleção de pacientes e às tips&tricks sobre a utilização de Impella® em angioplastia de alto risco, dois casos clínicos ao vivo e uma sessão prática de valor acrescentado para os participantes com simulação hands-on da implantação de Impella CP® no SimulHeart®.

Foram tratados 2 pacientes de elevado risco com sucesso e sem complicações: o primeiro apresentava fração de ejeção do ventrículo esquerdo <15% e foi submetido a ICP de 2 vasos guiada por imagem intracoronária, incluindo uma bifurcação; o segundo, com fração de ejeção <30%, foi submetido a ICP de uma lesão longa e calcificada da descendente anterior com aterectomia rotacional e ainda tratou uma lesão da circunflexa proximal desde o ostium. Em ambos os casos, foi utilizado com sucesso um dispositivo de encerramento vascular específico para grandes acessos (Manta®). Os procedimentos foram realizados step-by-step, com espaço para discussão da estratégia terapêutica e avaliação do efeito do suporte circulatório mecânico, que possibilitou a realização destes procedimentos complexos sempre com estabilidade clínica dos pacientes.

 

A APIC gostaria de agradecer a toda a equipa do Laboratório de Hemodinâmica do CHUC pela hospitalidade com que nos receberam, em particular ao Dr. Marco Costa (coordenador do laboratório), ao Dr. Luís Leite e ao Dr. Manuel Santos, pelo empenho na organização deste evento, que consideramos ter sido muito útil para os participantes.