
“Complex PCI Armamentarium: Why is it Helpful” é um dos cursos que integrará a 14.ª Reunião Anual da APIC, que se vai realizar entre os dias 9 e 11 de novembro, em Peniche. Helena Correia e Nuno Oliveira, membros da comissão organizadora responsáveis pelo curso, enumeraram as aprendizagens que os participantes devem retirar no final do curso e a relevância do mesmo na prática clínica.
Aquando da escolha do programa científico do curso “Complex PCI Armamentarium: Why is it Helpful”, quais os critérios tidos em conta?
Helena Correia (HC) e Nuno Oliveira (NO) – Com o aumento da incidência de doença coronária complexa, existe a necessidade de que os laboratórios de hemodinâmica disponham de diferentes tipos de material que permitam, às equipas, o diagnóstico e o tratamento com sucesso dos doentes, com segurança. Para tal, é também crucial que as equipas tenham conhecimento dos diferentes tipos de material e qual a abordagem e estratégias para este tipo de lesões complexas. A nossa escolha no que diz respeito ao tema do curso incide num género de viagem pelo mundo da intervenção coronária complexa.
Qual o principal público-alvo do curso e porquê?
HC e NO – Profissionais que desempenhem funções na cardiologia de intervenção, especificamente na área da hemodinâmica.
Quais consideram serem as principais aprendizagens neste curso e qual a sua relevância na prática clínica?
HC e NO – As principais aprendizagens são: revisão do material existente disponível; avaliar e definir a estratégia para a preparação de lesões coronárias; interpretação e indicações para o uso de IVUS coronário; planear a intervenção coronária percutânea segundo o conhecimento do material, das estratégias, das indicações, assim como das complicações associadas a este tipo de intervenção, visando um melhor tratamento para o doente; e a utilização de simuladores e análise conjunta de casos clínico de forma a organizar o tipo de abordagem a ter.
Que mensagem gostariam de deixar aos participantes?
HC e NO – “For the things we have to learn before we can do them, we learn by doing them” -Aristotles
“Learning is the only thing the mind never exhausts, never fears, and never regrets” – Leonardo Da Vinci
Utilizando frases antigas, mas sábias, relembramos que nunca é demais reforçar o estudo e a prática, mantendo-nos atualizados e informados!