Glossário Cardiovascular

Como qualquer outra especialidade médica, a Cardiologia de Intervenção utiliza por vezes termos um pouco complexos. O nosso Glossário Cardiovascular foi desenvolvido para o ajudar a entender melhor cada designação. Para saber mais, consulte também a secção Perguntas Frequentes

A B C D E F G H I J L M N O P R S T V
Existem 16 entradas no Glossário Cardiovascular com a letra T.
TAC
ver tomografia axial computorizada.

Taquicardia
frequência cardíaca anormalmente alta.

Taquicardia supraventricular paroxística
arritmia com origem acima dos ventrículos que faz com que a frequência cardíaca aumente muito e de forma súbita; pode dar origem a palpitações; pode ser tratada com medicamentos ou ser submetida a ablação durante um estudo eletrofisiológico.

Taquicardia ventricular
arritmia com origem nos ventrículos caracterizada por um aumento da frequência cardíaca.

Taquipneia
aumento da frequência respiratória.

Tensão arterial
ver pressão arterial

Teste de TILT
procedimento usado na investigação das causas de síncope; consiste em tentar induzir uma síncope num doente que se encontra deitado numa cama especial (inclinável) enquanto se monitoriza a frequência cardíaca e pressão arterial.

Tomografia axial computorizada (TAC)
exame que utiliza raios-X e permite gerar imagens seccionadas (às "fatias") de diferentes partes do corpo.

Tonturas
termo genérico para caracterizar uma sensação subjetiva de desequilíbrio ou tendência para cair; pode ter muitas causas desde doença neurológica, doença dos ouvidos, doença cardíaca, e outras.

Transplante
transferência de um órgão de um corpo (dador) para outro (receptor).

Transplante cardíaco
transplante do coração; os dadores são cadáveres de pessoas que morreram recentemente.

Triglicerídeos
um tipo de lípido que circula no sangue; concentrações elevadas no sangue promovem a aterosclerose, aumentando o risco de doença cardiovascular.

Tromboembolia pulmonar (TEP)
também designado de embolia pulmonar; doença em que um trombo formado noutra parte do corpo viaja até aos pulmões, ocluindo um dos seus vasos.

Trombólise
administração de medicamentos que promovem a destruição dos trombos; habitualemnte são usados no tratamento do enfarte do miocárdio, embolia pulmonar e acidente vascular cerebral.

Trombose
processo através do qual se forma um coágulo (trombo) num vaso ou dentro do coração; termo popular por vezes usado como sinónimo de acidente vascular cerebral.

Trombose venosa profunda (TVP)
formação de um coágulo numa veia periférica (mais frequentemente da perna); se se desprender da veia pode causar uma embolia pulmonar.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Cardiologia

TOP