Glossário Cardiovascular

Como qualquer outra especialidade médica, a Cardiologia de Intervenção utiliza por vezes termos um pouco complexos. O nosso Glossário Cardiovascular foi desenvolvido para o ajudar a entender melhor cada designação. Para saber mais, consulte também a secção Perguntas Frequentes

A B C D E F G H I J L M N O P R S T V
Existem 11 entradas no Glossário Cardiovascular com a letra S.
Safena
ver veia safena.

Score de cálcio
número usado para medir a quantidade de cálcio nas artérias coronárias e que é dado através da realização de uma TAC ao coração; habitualmente, quanto mais placas ateroscleróticas houver, maior a quantidade de cálcio se acumulam nas artérias.

Sedentarismo
estilo de vida caracterizado por pouca atividade física e que favorece o aparecimento de doenças como a obesidade, a hipertensão arteriala dislipidemia e outras.

Shunt
passagem que permite a passagem de sangue entre uma parte do corpo para outra.

Síncope
perda de consciência causada por diminuição do fluxo de sangue ao cérebro.

Síndrome
conjunto de sintomas que caracterizam uma doença.

Síndrome Eisenmenger
ver Eisenmenger, síndrome

Sistema cardiovascular
sistema que engloba o coração e os vasos (artérias e veias) e que é responsável pela circulação do sangue entre o coração e todos os órgãos do corpo.

Sopro cardíaco
som cardíaco anormal causado por um fluxo turbulento de sangue. Esta turbulência pode surgir quando o sangue bombeado pelo coração tem que passar por uma válvula que se encontra anormalmente estreitada. Em crianças, são comuns e não se devem a doença do coração mas antes ao fluxo de sangue muito elevado, normal nessa faixa etária

Sopro no coração
ver sopro cardíaco

Stent
rede metálica expansível que é colocada nas estenoses de artérias, com objectivo de melhorar a circulação sanguínea; ver angioplastia.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Cardiologia

TOP