Glossário Cardiovascular

Como qualquer outra especialidade médica, a Cardiologia de Intervenção utiliza por vezes termos um pouco complexos. O nosso Glossário Cardiovascular foi desenvolvido para o ajudar a entender melhor cada designação. Para saber mais, consulte também a secção Perguntas Frequentes

A B C D E F G H I J L M N O P R S T V
Existem 8 entradas no Glossário Cardiovascular com a letra F.
Fator de risco cardiovascular
condição que promove o aparecimento de doenças cardiovasculares

Febre reumática
doença que atinge habitualmente crianças e adolescentes e que surge após uma faringite causada por uma bactéria chamada de estreptococo. Consiste na inflamação da pele, articulações, coração e cérebro. Quando atinge o coração pode causar doença valvular, nomeadamente, estenose mitral.

Fibrilhação Auricular
um tipo de arritmia cardíaca muito frequente que consiste em batimentos cardíacos anormais (irregulares) e, por vezes, com uma frequência elevada. Associa-se a um risco de trombose (acidente vascular cerebral) por formação de pequenos trombos no coração que se libertam para os vasos que irrigam o cérebro.

Fibrilhação ventricular
arritmia fatal se não for imediatamente tratada com um choque elétrico (ver desfibrilhação); os ventrículos contraem-se de uma forma desorganizada e não conseguem bombear o sangue; pode ser causada por um enfarte do miocárdico.

Flutter auricular
arritmia com origem em atividade elétrica anormal nas aurículas que pode resultar numa frequência cardíaca elevada; associa-se a um risco aumentado de trombose (ver fibrilhação auricular).

Foramen ovale patente (FOP)
defeito congénito da membrana que separa as aurículas direita e esquerda; toda a gente tem o FOP antes do nascimento, contudo, na maioria dos casos dá-se o seu encerramento ao nascimento.

Fracção de ejecção
medida do sangue que é bombeado pelo ventrículo esquerdo; os valores normais situam-se acima dos 50%.

Frequência cardíaca
número de vezes que o coração contrai por minuto.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Cardiologia

TOP