Glossário Cardiovascular

Como qualquer outra especialidade médica, a Cardiologia de Intervenção utiliza por vezes termos um pouco complexos. O nosso Glossário Cardiovascular foi desenvolvido para o ajudar a entender melhor cada designação. Para saber mais, consulte também a secção Perguntas Frequentes

A B C D E F G H I J L M N O P R S T V
Existem 24 entradas no Glossário Cardiovascular com a letra E.
ECG
ver electrocardiograma.

Ecocardiograma
exame que permite a avaliação da estrutura e da função do coração que consiste na aplicação de ultrassons dirigidos ao coração através de uma sonda e construção da imagem do coração em computadores com software específico.

Ecocardiograma transesofágico
ecocardiograma em que a sonda que é introduzida pela boca do doente até ao esófago e desse local são emitidos os ultrassons na direção do coração.

Ecocardiograma transtorácico
ecocardiograma em que a aplicação dos ultrassons é feita por uma sonda em contacto com o tórax.

Edema
inchaço causado por acumulação de líquido nos tecidos no corpo.

Eisenmenger, síndrome
conjunto de sintomas devido a passagem anormal de sangue das cavidades cardíacas esquerdas para as direitas em doentes com cardiopatia congénita.

Electrocardiograma
normalmente descrito pela sigla ECG; exame que deteta a atividade elétrica do coração e a representa num traçado; é realizado através de uns elétrodos que são colados no peito.

Embolia
obstrução de uma artéria provocada por um coágulo sanguíneo que se forma noutro vaso, desprende-se deste e circula livremente no sangue até bloquear essa artéria; ver embolia pulmonar.

Embolia pulmonar
ver tromboembolismo pulmonar.

Endarterectomia
remoção cirúrgica de placas ateroscleróticas que causam estenoses nas artérias.

Endocárdio
camada interna do coração.

Endocardite
infeção da camada interna no coração (endocárdio), habitualmente, na região das valvular e causada por bactérias.

Endotélio
camada interna dos vasos.

Enfarte
morte de tecidos por inadequada irrigação sanguínea; ver enfarte do miocárdio.

Enfarte do Miocárdio
ataque cardíaco; morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio) devido à ausência de irrigação sanguínea dessa área, habitualmente por obstrução de uma artéria coronária. Os sintomas mais comuns de enfarte do miocárdio são dor no peito intensa e prolongada associada a falta de ar.

Enzimas cardíacas
substâncias presentes dentro das células do coração necessárias ao seu normal funcionamento; níveis elevados de enzimas cardíacas no sangue podem ser um sinal de lesão das células cardíacas, por exemplo, no enfarte do miocárdio.

Esfigmomanómetro
aparelho usado para medir a pressão arterial.

Estenose
estreitamento anormal de uma artéria (ver doença coronária) ou de uma válvula (ver estenose aórtica).

Estenose aórtica
estreitamento da válvula aórtica que dificulta a passagem do sangue do coração (ventrículo esquerdo) para a artéria aorta.

Estenose mitral
doença valvular que se caracteriza por um aperto da válvula mitral que dificulta a passagem do sangue da aurícula esquerda para o ventrículo esquerdo; pode ser causada por febre reumática.

Esterno
osso da parte anterior do tórax.

Estetoscópio
aparelho usado para ouvir os sons do coração.

Estudo electrofisiológico
cateterismo cardíaco realizado para estudar a atividade elétrica do coração através de um cateter colocado dentro das cavidades cardíacas (aurículas e ventrículos). É usado para diagnosticar e tratar arritmias através da ablação de circuitos elétricos cardíacos anormais.

Extrassístole
atividade elétrica precoce ou extra que causa um batimento cardíaco descompassado (fora da sequência normal); pode dar a origem a palpitações.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Cardiologia

TOP