Glossário Cardiovascular

Como qualquer outra especialidade médica, a Cardiologia de Intervenção utiliza por vezes termos um pouco complexos. O nosso Glossário Cardiovascular foi desenvolvido para o ajudar a entender melhor cada designação. Para saber mais, consulte também a secção Perguntas Frequentes

A B C D E F G H I J L M N O P R S T V
Existem 25 entradas no Glossário Cardiovascular com a letra C.
Cardiologia
área do conhecimento médico que estuda as doenças que afectam o coração e vasos; especialidade médica.

Cardiologista
médico que se especializou em Cardiologia.

Cardiomegalia
coração dilatado; pode ser causado por diversas doenças como por exemplo, cardiopatia isquémica, hipertensão arterial ou doença valvular.

Cardiopatia
doença do coração.

Cardiopatia congénita
defeitos do coração ou vasos que saem do coração que já estão presentes ao nascimento.

Cardiopatia isquémica
doença do miocárdio causada por doença coronária.

Cardioversão elétrica
aplicação de um choque elétrico no peito com o objetivo de terminar uma arritmia que esteja presente, restabelecendo o ritmo cardíaco normal.

Carótida, artéria
importante artéria do pescoço responsável por irrigar o cérebro.

Cateterismo cardíaco
procedimento que envolve a passagem de um tubo oco de pequeno diâmetro (cateter) através de um vaso (habitualmente na artéria da virilha ou do pulso) até ao coração. No coração, é possível visualizar as suas estruturas através da injeção de contraste (ver angiografia) ou tratar doença das artérias coronárias (ver angioplastia).

Choque
condição clínica grave que consiste na inadequada perfusão dos tecidos e órgãos periféricos; pode ser causado por doença cardiovascular ou por infecção grave.

Cianose
coloração azulada da pele causada por sangue com pouco oxigénio.

Cintigrafia cardíaca
exame que utiliza radiação nuclear habitualmente usado na detecção de doença coronária; os protocolos de execução podem envolver exercício físico ou a administração de medicamentos que influenciam a circulação coronária.

Circulação colateral
circulação de sangue através de pequenas artérias que se formam em resposta a estreitamentos das artérias de onde se originam.

Circulação extra-corporal
técnica usada na cirurgia cardíaca em que o sangue é desviado do coração (que precisa de estar parado para ser reparado) para uma máquina capaz de oxigena-lo e bombeá-lo para a circulação sistémica.

Circulação sistémica
fluxo do sangue que sai do coração pela artéria aorta e irriga as estruturas do organismo.

Cirurgia cardíaca
cirurgia ao coração através da abertura da caixa torácica e exposição do coração e grandes vasos.

Cirurgia de bypass
ver cirurgia de revascularização miocárdica.

Cirurgia de revascularização miocárdica
cirurgia realizada para melhorar a circulação de sangue numa artéria coronária ao estabelecer uma ponte (bypass) que contorna a estenose da artéria coronária que impedia o fluxo de sangue normal.

Claudicação
dor nos braços ou nas pernas provocada por diminuição do sangue que irriga os músculos dessas regiões do corpo, habitualmente causada por estreitamento das artérias que as irrigam.

Colesterol
gordura presente em certos alimentos como os lacticínios, carne e óleos para cozinhar; substância que circula no sangue; pequenas quantidades são necessárias para o normal funcionamento das células do organismo; quantidades excessivas acumulam-se na parede das artérias e provocam doenças cardiovasculares.

Comunicação interauricular (CIA)
cardiopatia congénita que consiste num defeito na membrana que separa a aurículas; se pequeno, pode ser diagnosticado apenas na idade adulta.

Comunicação interventricular (CIV)
cardiopatia congénita que consiste num defeito na membrana que separa os ventrículos – o septo interventricular.

Coração
órgão muscular do sistema cardiovascular dividido anatomicamente em quatro cavidades (aurícula esquerda e direita, ventrículo esquerdo e direito) cuja função primordial é receber o sangue do sistema venoso (pulmonar e periférico) e bombeá-lo para as circulações arteriais pulmonar e sistémica.

Coronária, artéria
duas artérias (artéria coronária direita e artéria coronária esquerda) que nascem da aorta e se localizam junto do coração; o sangue que circula nestas artérias irriga o miocárdio.

Coronariografia
visualização das artérias coronárias através da técnica de angiografia.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Cardiologia

TOP