D@CL no Hospital de Santa Cruz: segunda sessão de iniciativa da APIC foi muito participada

Realizou-se no passado dia 3 de Dezembro, no Hospital de Santa Cruz – Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, em Carnaxide, o segundo evento da iniciativa “Day at the Cath Lab” (D@CL). Desta vez o tema desta iniciativa da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) foi “Intervenção estrutural não valvular : prevenção do AVC por encerramento do apêndice auricular e tratamento percutâneo da miocardiopatia hipertrófica.

No âmbito desta sessão foram apresentados e discutidos dois casos de doentes com indicação para encerramento percutâneo do apêndice auricular, que foram tratados com dois dispositivos distintos, com a participação de dois operadores convidados: Eduardo Infante de Oliveira, do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, e Marco Costa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital Geral. Foi também selecionado um doente com miocardiopatia hipertrófica obstrutiva com indicação para tratamento por ablação septal alcoólica por via percutânea, para o qual a APIC contou com a colaboração de um terceiro operador convidado: António Fiarresga, do Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Para Renato Fernandes, membro da direção da APIC e responsável pela iniciativa D@CL, “este evento foi um sucesso uma vez que se conseguiu atingir os objetivos que norteiam a iniciativa, nomeadamente um workshop de cariz prático, em que sejam discutidos os casos do ponto de vista clínico e técnico e, acima de tudo, em que haja partilha de conhecimentos e experiência num ambiente informal de funcionamento de um laboratório de hemodinâmica como se de um dia normal se tratasse”. Nesse sentido, refere, “gostaríamos de agradecer a todos os que com a sua presença e participação contribuíram para abrilhantar esta iniciativa”.
Uma palavra de agradecimento igualmente para a equipa da Unidade de Intervenção Cardiovascular do Hospital de Santa Cruz – Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, pelo profissionalismo e simpatia com que receberam todos os convidados e participantes. Refira-se que participaram 23 elementos nesta segunda edição desta iniciativa da APIC, número que atesta do interesse que este D@CL suscitou junto dos profissionais.

Fotografias da JustNews, a quem a APIC agradece a cedência das mesmas.