D@CL de Évora: balanço muito positivo e próximo evento já na calha

DaCL

Decorreu no passado dia 6 de Novembro, no Hospital do Espírito Santo, em Évora, o primeiro evento da iniciativa da APIC denominado “Day at the Cath Lab” (D@CL), com o tema “BVS meets OCT”. Para a organização do evento, esta iniciativa “foi um sucesso”.


Destaque para o cariz muito prático, tipo “hands-on”, em que os elementos participantes puderam estar na mesa de cateterismos ou junto à consola de OCT, dentro da sala de hemodinâmica. A ocasião foi ainda aproveitada para apresentar aos participantes o protocolo de um estudo observacional da iniciativa do Prof. Doutor Lino Patrício, que em breve será divulgado para todos os centros e que pretende avaliar por OCT o tratamento de lesões longas com próteses bioabsorvíveis (BVS). Este subgrupo de doentes pode beneficiar particularmente deste tratamento, uma vez que se mantêm em aberto outras alternativas de revascularização no futuro, tem o potencial de eliminar virtualmente as complicações muito tardias (que têm maior probabilidade de ocorrer nos doentes com mais e maior extensão de stents metálicos) e ainda permite à artéria recuperar a sua vasomotricidade e fisiologia normais, o que é particularmente difícil em artérias enjauladas com um “full metal jacket”.
O OCT permite visualizar com grande detalhe as características das lesões, guiar o procedimento e avaliar os resultados imediatos da angioplastia. Pretende-se efetuar a longo prazo um seguimento clínico destes doentes, mas também angiográfico e por OCT para reavaliação das lesões e estudo da absorção das próteses.

A equipa do laboratório de hemodinâmica do Hospital de Évora apresentou também alguns casos de doentes com estas características que já foram tratados no laboratório. Este momento gerou também uma discussão muito interativa e construtiva.
Foram igualmente selecionados e tratados com BVS quatro doentes com lesões longas e todos os procedimentos foram guiados por OCT. Foram implantados uma média de 2,25 BVS por doente, com um comprimento total médio de 54mm por doente.
Em suma, tratou-se de um workshop em que se pretendia que a atividade do laboratório de hemodinâmica se desenvolvesse como se de um dia normal se tratasse. Para além dos elementos da equipa local, estiveram presentes cardiologistas de intervenção de Lisboa, Vila Nova de Gaia e Ponta Delgada. No total, frequentaram o evento 10 elementos, entre intervencionistas séniores, fellows, e internos da especialidade.

Como elemento da direção da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) mais diretamente relacionado com a implementação do programa D@CL e, particularmente como responsável pela organização do evento de Évora, o médico cardiologista Renato Fernandes destaca “o extraordinário empenho do Presidente da APIC, Dr. Rui Campante Teles, em que esta iniciativa tenha sucesso, demonstrado não só pelo apoio e incentivo que tem dado, mas também pelo facto de ter sido o primeiro a fazer a pré-inscrição online para participação no D@CL – Évora”. “Tenho ainda de agradecer o inestimável apoio do Prof. Doutor Lino Patrício, verdadeiro entusiasta destes eventos, e sem o qual não seria possível ter tanto sucesso na iniciativa”, referiu ainda.
Os agradecimentos estendem-se, obviamente, a todos os que aceitaram participar neste D@CL e que contribuíram brilhantemente para o seu sucesso. Bem como aos profissionais da equipa de hemodinâmica do laboratório que acolheu esta primeira organização do D@CL.

O próximo D@CL acontece já no próximo dia 3 de Dezembro, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, e terá como tema alargado a intervenção não coronária, onde se vão tratar doentes com fibrilhação auricular e indicação para encerramento do apêndice auricular esquerdo e doentes com miocardiopatia hipertrófica obstrutiva e indicação para ablação septal alcoólica. Será um evento com vagas limitadas, pelo que se sugere que os interessados em participar se pré-inscrevam através da plataforma online cujo acesso será brevemente divulgado por e-mail a todos os sócios da APIC.

Fotografias gentilmente cedidas por JustNews