D@CL Braga – Tratamento de bifurcações coronárias

D@CL Braga - Tratamento de bifurcações coronárias

Decorreu no último dia 14 de Julho a mais recente edição do Day at the Cath Lab (D@CL), no Hospital de Braga, sendo desta vez subordinado ao tema “Tratamento de Bifurcações Coronárias”.

A equipa de Cardiologia de Intervenção do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga (Dr. João Costa, Dr. Carlos Braga e Dr. Jorge Marques) organizou um programa muito completo, com instrutivas palestras sobre tratamento de bifurcações coronárias, nomeadamente com técnicas de 1 ou 2 stents “step-by-step” e incluindo “tips & tricks”.

Foram tratadas com sucesso e sem complicações 4 bifurcações (uma delas no tronco comum distal) em 3 doentes. Duas foram tratadas através da técnica de provisional stent, uma com DK crush e a quarta com técnica TAP. No tratamento destas lesões não faltou a utilização de técnicas adjuvantes de imagem (IVUS e OCT), que trazem um maior insight na compreensão destas técnicas de angioplastia complexas.

No geral, foi um dia muito produtivo e enriquecedor para os participantes, que decorreu num ambiente informal e de proximidade, num contexto de normal funcionamento de um laboratório de Hemodinâmica.

A APIC gostaria de agradecer ao Dr. Jorge Marques o empenho na organização desta iniciativa promovida pela APIC, bem como a toda a restante equipa do laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Braga (staff médico, técnico e de enfermagem) o profissionalismo e a simpatia com que nos receberam no seu laboratório.

Em breve divulgaremos o local, data e tema do próximo D@CL, por isso mantenha-se atento ao nosso site e ao seu correio electrónico!