Lisboa, 1 de março de 2020
COMUNICADO
Nos últimos anos a European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions (EAPCI) tem revelado um notável dinamismo e prestado um importante serviço à Cardiologia de Intervenção Europeia, e às diferentes associações nacionais, nomeadamente à Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).
Pela sua importância para todos nós, apelamos ao voto de todos os associados da APIC e da EAPCI nas eleições que decorrem de 1 a 31 de março de 2020.
As distintas candidaturas aos cargos de Presidente-eleito e Secretário-geral são marcadas pela sua elevada qualidade e prestígio, apresentando uma ligação relevante ao nosso país e aos projetos que têm sido desenvolvidos pela APIC, o que nos dá confiança em relação ao futuro, independentemente do resultado desta eleição.
É para a APIC crucial alargar o destaque internacional que a nossa comunidade e os seus membros, cada vez mais participativos, merecem.
A nível global e europeu, a APIC tem vindo a construir alianças estratégicas com países alinhados com os interesses e visão Portugueses. Consideramos fundamental o crescimento dessas alianças e a manutenção europeia de projetos como a iniciativa Valve for Life, a certificação de profissionais de saúde que operam na área da cardiologia de intervenção; a coleção sistemática de dados europeus com vista à publicação de mais e melhor ciência nesta área especifica do conhecimento; a implementação de mais projetos e bolsas de investigação clínica; e ainda a formação pós-graduada de jovens cardiologistas, enfermeiros e técnicos.
Nesse sentido, após cuidada análise das candidaturas apresentadas e reflexão sobre as mesmas, a Direção da APIC vem declarar publicamente o seu apoio ao Prof. Emanuelle Barbato para o cargo de Presidente da EAPCI 2020-2022 e ao Prof. Eric Van Belle para Secretário-Geral da EAPCI 2020-2022.
Pela Direção da APIC,

João Brum da Silveira
Presidente


