apic red

CAMPANHAS APIC

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular está empenhada no desenvolvimento de iniciativas que permitam a capacitação do cidadão. Com estas atividades pretendemos melhorar a literacia em saúde, contribuindo para uma tomada de decisão informada, numa perspetiva de consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças cardíacas. Atualmente, APIC promove em Portugal duas campanhas de sensibilização.

Stent Save a Life

O Enfarte Agudo do Miocárdio, o vulgarmente chamado “ataque cardíaco”, é uma verdadeira emergência médica. Conhecer e compreender os sinais de um enfarte e agir o mais rapidamente possível pode ser decisivo para salvar uma vida!

Mais de dois terços da população portuguesa não conhece quais são os sintomas de Enfarte Agudo do Miocárdio. E somente um terço dos doentes utiliza o Número Europeu de Emergência - 112, para ser encaminhado para um hospital e ter a assistência médica mais adequada.

Portugal integra, através da APIC, a iniciativa Stent Save a Life (SSL). No âmbito dessa iniciativa global, a APIC lançou em 2019 a campanha “Cada Segundo Conta”, que conta com o Alto Patrocinio do Presidente da República e tem por objetivos:

  • Promover o conhecimento e compreensão sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas
  • Alertar para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce
  • Incentivar a prevenção desta doença
  • Contribuir para diminuir o risco de mortalidade, a reincidência de enfarte e complicações associadas

Saber mais

Valve for life

A iniciativa Valve for Life foi lançada na Europa em meados de 2015 com a missão de melhorar a utilização de implantes transcatéter de válvulas (tanto aórtica como mitral) em toda a Europa. Os seus objetivos são:

  • Aumentar a consciência sobre a importância da doença cardíaca valvular na população em geral,
  • Facilitar o acesso a novas terapêuticas, tais como intervenções percutâneas valvulares
  • Melhorar os padrões educacionais, reduzir os obstáculos a referenciação e a idade de implementação da terapêutica
  • Reduzir a discriminação de género no acesso aos cuidados

Portugal integrou esta iniciativa Europeia no dia 1 de Janeiro de 2017 e estabeleceu como missão "a Redução da morbilidade e mortalidade dos doentes valvulares, facilitando o acesso ao tratamento percutâneo".

Saber mais

“A Saúde do Coração Não Tira Férias”

No Verão a APIC relembra a prevenção da doença coronária com a campanha “A Saúde do Coração não Tira Férias”. Esta campanha tem por objetivo alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável no Verão

Mesmo em tempo de férias, é preciso manter os cuidados regulares com o coração, praticar exercício físico, evitar o álcool, não fumar e controlar a alimentação, optando por não consumir em excesso alimentos ricos em açúcar e gordura. As principais doenças coronárias, como o enfarte agudo do miocárdio, ocorrem durante todo o ano, e o verão não é uma exceção. Isso obriga-nos a manter o nosso alerta para a importância de um estilo de vida saudável, como forma de prevenção e proteção da saúde do coração.

É também importante que continuem a ser reconhecidos e valorizados os sintomas de enfarte, como a dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade. Neste tipo de situação deve-se ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112 e seguir as indicações dadas.

Saber mais

“Este Natal dê um presente ao seu coração”

Em dezembro, a APIC volta a sensibilizar para a prevenção da doença coronária com o mote “Este natal dê um presente ao seu coração”. O objetivo é alertar para a importância de adotar um estilo de vida saudável.

“A chegada da época natalícia é um bom pretexto para incentivar as pessoas a fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, optando por escolhas mais saudáveis que permitam reforçar os cuidados com o coração. Praticar exercício físico, controlar a alimentação e evitar o stress são boas formas de prevenir a doença coronária”, explica João Brum Silveira, presidente da APIC.

Saber mais

TOP