18ª Edição do D@CL

D@CL 2019 - Hospital de Faro

Foi no passado dia 26/4, em Faro, que decorreu a 18a. edição do D@CL, dedicado ao tratamento de doença coronária complexa, com ênfase na importância e utilidade, neste contexto, de técnicas complementares como imagem intra-coronária ou avaliação fisiológica invasiva.

Foi um dia muito instrutivo, em que foram tratados com sucesso e sem complicações 2 doentes complexos: o primeiro com uma oclusão crónica que foi tratado – utilizando o algoritmo híbrido – por “anterograde wire escalation”, com necessidade de realização de aterectomia rotacional e em que o IVUS teve um papel fundamental na orientação do procedimento e na garantia de um excelente resultado final; o segundo doente apresentava doença difusa, tendo sido utilizada avaliação fisiológica invasiva com recurso ao co-registo com a angiografia para guiar o procedimento, que incluiu angioplastia de bifurcação com a estratégia de “provisional stenting”.

O D@CL incluiu ainda interessantes palestras sobre as implicações técnicas e logísticas da implementação de um programa de angioplastia complexa, pelo Dr. Hugo Vinhas, responsável pelo Laboratório de Hemodinâmica, e sobre o tratamento de oclusões crónicas pelo Dr. João Brum Silveira, presidente da APIC. Houve ainda tempo para apresentar e discutir outros casos complexos previamente tratados no Centro.

A APIC gostaria de agradecer ao Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – e a todos os seus profissionais – ter proporcionado aos seus sócios mais um D@CL de grande sucesso, particularmente ao Dr. Hugo Vinhas e ao Diretor de Serviço, Dr. Ilídio de Jesus.

O próximo D@CL está programado para o final de Junho, no Hospital Garcia de Orta em Almada e terá como tema a utilização de “drug-eluting balloon” no tratamento de artérias coronárias nativas. A APIC entrará em breve em contacto com os seus sócios para a divulgação deste evento.

Veja aqui as fotos do evento: